1990 - 2000:Novas fronteiras
1990
O Centro de pesquisa e engenharia BMWNo princípio da década de 80, a BMW compra um antigo quartel nos arredores a Norte de Munique e dedica-se a convertê-lo num centro de pesquisa e engenharia (FIZ). O centro inclui instalações de design, construção e testes, uma unidade de construção de protótipos, e uma fábrica-piloto. O primeiro departamento inicia aí a actividade em 1985, mas o centro só é oficialmente inaugurado em 1990. Desde então, tem vindo a expandir-se de forma mais ou menos contínua.A BMW compra o Grupo Rover.Numa perspectiva de crescimento rápido através da expansão a novos segmentos de mercado, a BMW compra o grupo britânico Rover, cujas marcas incluem a Rover, a Land Rover, a Mini e a MG. O preço relativamente baixo, de 800 milhões de libras (cerca de 1,3 biliões de Euros) reflecte a necessidade de modernizar a gama de produto e as instalações industriais da Rover.
1999
O X5: o melhor fora-de-estrada na estradaCom o X5, a BMW entra no segmento de mercado dos veículos utilitários desportivos, que está a crescer tão rapidamente, em especial nos Estados Unidos. O X5 adapta-se bem a todo o tipo de terreno mas tem um comportamento em estrada tão bom como qualquer BMW tradicional. Em simultâneo, a BMW revela inovações em todas as gamas, incluindo Série 3, Série 5 e Série 7, bem como os novos modelos X e Z.
2000
A BMW C1: gozo citadinoNo seguimento de um período de pesquisa e desenvolvimento de vários anos, chega ao mercado a revolucionária BMW C1: um visionário veículo de 2 rodas concebido para condução sem preocupações no trânsito citadino. A cúpula do C1 protege o condutor de muito mais do que o rigor dos elementos: graças à utilização de tecnologia de segurança comprovada no mundo automóvel, a C1 pode ser conduzida em vários países sem a obrigatoriedade de utilização do capacete.
2000
A BMW regressa à Formula UmAgora com base em Inglaterra, a BMW Motorsport Ltd desenvolve um potente motor para os Fórmula 1 da Williams. A nova BMW WilliamsF1 Team alinha na grelha de partida do primeiro Grande Prémio de 2000, e os pilotos Ralf Schumacher e Jenson Button levam a equipa ao terceiro lugar do campeonato de construtores logo na primeira época.
2000
Tradição e inovação: o BMW Z8O Z8 é um roadster para conhecedores: o seu chassis monobloco de alumínio, de tecnologia espacial, o motor V8 de alta performance e o design de estilo inspirado no BMW 507, tornam-no altamente procurado. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos, a performance do Z8 está ao nível dos melhores desportivos do mundo.